terça-feira, 24 de janeiro de 2012

AN/MN: Um tema que ainda não foi comentado!

Depois de ter levado uma bronca do Sr. D na reunião, pensei muito em coisas que pudesse escrever, mas ainda assim a preguiça é maior, então decidi que vou escrever sobre uma coisa que eu gosto muito e que nunca vai faltar tema relacionado a ela. Anime e Mangá! (Meio tonto, mais brinquei com o AN/MN como titulo porque estou ouvindo Thunderstruck do AC/DC >__< )
Pode ser que eu escreva sobre outros assuntos no“Coisas de Mulher” quando eu estiver inspirada, mais enquanto minha criatividade pra isso não vem, vou explicar coisinha por coisinha, sobre o que eu sei, de anime e mangá. Desde a história de como começou, ate falar de cada um que eu assisti ou li, colocar informações e sites de onde encontrar, tanto para baixar, quanto para assistir online e posso colocar também as estreias do mês! ^^ Começando agora, vou contar um pouquinho de história. (Senta que La vem História! RS)


Mangá é um gênero da literatura japonesa, caracterizado pelos seus quadrinhos e tem raízes muito antigas, de quando surgiram no Japão os primeiros rolos de pergaminhos contando histórias por desenhos e textos, chamados de "emakimonos", em que muitas famílias usavam para passar seus ensinamentos as gerações futuras. Só muito mais tarde, lá por 1800, um japonês mostrou a sua arte inspirada nesses pergaminhos e a nomeou mangá, que significa man = "irresponsável"; ga= "imagem ou desenho", porém os mangás com lemos e conhecemos hoje, surge apenas no século XX, influenciado pelo formato dos gibis ocidentais, e eram muito caros.

O nome mangá já estava definido, mas somente em 1946 começou a tornar-se popular pelas mãos do mangaka, como os desenhistassão chamados, Osamu Tezuka. Suas obras mais famosas são conhecidas inclusive aqui no Brasil, como "Astro Boy", "Kimba, o Leão Branco" e "A Princesa e o Cavaleiro". Influenciado pelos desenhos da Disney e Fleischer (para quem não sabe,ele fez Betty Boop e Popeye), onde olhos, boca, sobrancelhas e nariz sãodesenhados de maneira exagerada para aumentar a expressividade dos personagens,é ele quem introduz os movimentos, linhas de velocidade e onomatopeias que se integram a arte destacando os movimentos, além da alternância de planos e de enquadramento, deixando as histórias mais longas e dividindo em capítulos.

A partir daí, a popularidade só aumentou. Tezuka produziu, através de seu próprio estúdio,uma das primeiras series de televisão japonesa, em 1963, Astro Boy, e foi ai que a passagem do papel para a televisão tornou-se comum e o mangá ganhou amplitude. Vários gêneros foram criados e artistas consagrados. Entre as revelações domangá brasileiro estão os autores Erica Awano, Alexandre Nagado, Fábio Yabu e Marcelo Cassaro, entre outros.

Hoje o mais normal é que os mangás que fazem sucesso e alcançam um bom número de vendas no Japão, sejam transformados em animes para exibição na televisão, em filmes ou OVAs (um formato de animação com um ou mais episódios lançados apenas em DVD, sem passar na TV, servindo como complemento ou paralelos na história original, com duração um pouco maior do que de animes). Se obtiver êxito, são traduzidos e distribuídos para outros países e eventualmente, outros produtos serão produzidos, como jogos e bonecos em miniatura. Mas também há o processo inverso em que os animes (ex: Neon Genesis Evangelion) tornam-se uma edição impressa, ou ainda tem aqueles que são Jogos (ex: Pokémon) e se tornam animes e mangás. Isso só depende dos fãs!

Isso foi o básico, só pra terem uma ideia. No próximo post vou escrever mais coisas e falar sobre cada gêneros. Esse texto é a 1ª parte de um trabalho (As HQ’s aoContrário) que eu fiz no 3ª ano (2010) da Faculdade de Publicidade e Propaganda, fiz um resumo, editei e acrescentei umas considerações minhas, mais a grande parte do que esta escrito aqui pode ser encontrada na Wikipédia, então se quiserem detalhes é só escrever no Google “Mangá”, que vai aparecer como primeira opção. XD Por hoje é isso! Deixei um vídeo legal pra darem uma olhadinha!




1ª Foto - Aqui
2ª Foto - Aqui
3ª Foto - Aqui
4ª Foto - Aqui 

[DN] EDIT1: Atualizado o inicio do post, conforme combinado na reunião.. né Teka?!

13 comentários:

  1. Onww Assistia muito há anos atrás. Eu assistia Chobits e achava a coisa mai fofa do mundo! Mas perdi o hábito :(

    ResponderExcluir
  2. Chobits é fofo, eu assisti a mto tempo atras e li uns mangás tb! Bem, eu ainda assinto vários, então nada melhor q do comentar sobre eles! XD Mais pra frente eu dou dicas de uns bem fofinhos pra vc assistir qdo estiver morgando em casa! ^^

    ResponderExcluir
  3. "Bronca do Sr. D"... pow Teka, to no maior esforço pra perder a fama de psicopata e vc me solta uma dessas... fim do mundo tá chegando, preciso limpar um pouco a minha barra de karma! ^^"

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post! Finalmente você decidiu publicar...

    ResponderExcluir
  5. Sr.D vc ameaçou usar o chicote em mim! rsrsrs ... isso não alivia seu karma! Graças a Deus eu não tenho esse problema, o meu é puro! XD
    Uma hora eu ia ter q publicar, melhor hj antes de sair de viajem, pq agora o resto, só vou colocar semana que vem! =/

    ResponderExcluir
  6. Já que to com fama de vilão mesmo entãoi que se esculache!
    POH@ TEKA, CONSERTA ESSA BARRA DE ESPAÇO DO SEU TECLADO!!!
    E ai? Ficou legal? Assustadr? Ah, tava esquecendo da risada maléfica:
    MUAHAHAHAHAHAHAHAAHAA
    E agora? Hehe, sou foda em intimidação textual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para começar ¬¬ O meu teclado não está com problema! Quando eu escrevi estava tudo certo, mais depois q o Gusoad fez o maldito MORE, q me odeia, funcionar, algumas palavras ficaram grudadas, sabe-se lá pq! Então não venha me dando bronca! =P rsrsrs ... e sempre q vc escreve me dando bronca eu te vejo em um balãozinho saindo da minha cabeça, gritando cmg! XD

      Excluir
  7. ahuahauahuhauhauhauhauhahauhaua

    Aqui no meu trampo, o teclado que uso esta cheio de problemas tambem... as vezes sou obrigado a usar o teclado virtual do windows..

    ResponderExcluir
  8. Como assim 'chicote' Sr D.?????
    Achei q vc não fosse adepto :O

    ResponderExcluir
  9. Não sou adepto qndo é o meu couro o alvo do chicote! Mas qndo a pimenta é no olho dos outros não custa nada abrir uma exceção.

    ResponderExcluir

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).