sexta-feira, 20 de julho de 2012

AN/MN: ANIME FRIENDS 2012



E sabe por que desse tempo frio!? Porque eu disse que ia escrever no bloggg! Rsrsrsrs... sinto muito pessoal! Fazia séculos que eu não postava nada e me culpando pela falta de assunto cotidiana, resolvi fazer um post sobre o ANIME FRIENDS 2012, em que montei uma caravana com os amigos e fui ao penúltimo dia do evento! Então comparando com os outros anos que fui, vou dar minha humilde opinião, mas primeiro, vamos explicar o que exatamente é o evento!


O ANIME FRIENDS acontece uma vez por ano durante as férias de julhos desde 2003 e é o maior evento multitemático da América.  Seu foco principal é a cultura japonesa, mas diferente dos outros eventos convencionais do mesmo segmento, o AF (como foi apelidado) inovou o mercado nacional trazendo shows internacionais com cantores japoneses de famosos temas de animes e lives, o Super Friends Spirits.

Dentre as atrações destacam-se também os concursos de Cosplay (fãn fantasiado de seu personagem favorito), o Animekê (Karaokê de música dos animes), Fanzine Expo (Maios feira brasileira de quadrinhos amadores japoneses), Prêmio Yamato de Dublagem, conhecido como “Oscar da Dublagem” e O Press Star, atração voltada para Gamers, com campeonatos e apresentação dos consoles de ultima geração. Essas são apenas 6 de mais de 50 atrações durantes os dias de evento, como Salas temáticas, Workshops, Lojas e Cursos.


JAM Project! *___*
A Yamato Comunicações e Eventos LTDA é quem realiza e trabalha para trazer as melhores atrações para o evento. Ano passado, recebeu mais de 100 mil visitantes em seus 7 dias. E após sua primeira edição, o AF tornou-se referencia em todo pais. É um evento para todas as idades.

Essa foi umas das portas que mais dava trabalho passar.
Desde 2008 eu participo do evento e desde desse mesmo ano, o evento era realizado no Mart Centrer, Vila Guilherme – SP, esse ano eles resolveram mudar de local e fazer o evento na Faculdade Cantareira no Campus Belém e começa ai o motivo de varias pessoas terem ficado desgostosas com o AF 2012.  Muitas reclamações com comentários ofensivos, discutindo sobre essa mudança, isso porque o Mart Center é muito maior que a Faculdade, para acomodar o publico tão crescente do evento, e sabemos que espaço é uma coisa crucial no AF. O espaço Cantareira não é pequeno, mas nos anos em que fui no Mart Center já tinha o famoso movimento “Encoxa Friends”, pois os otakus queriam entrar e sair pela mesma porta, causando uma aglomeração de pessoas que nem precisava se mexer muito pois a multidão ia te levando. Também temos a falta de noção por parte da organização. Parece que eles não pensam na comodidade e facilidade se o espaço fosse melhor aproveitado. No evento desse ano, resolvi não ir no domingo ultimo e mais cobiçado dia, como em todos os outros anos, e sim, resolvi ir no sábado pensando no sossego. E realmente foi bem tranquilo!

No comecinho tinha pouca gente. Bem Tranquilo!
Infelizmente eu estou aqui para criticar mais que elogiar. Começando pela falta de informação. Quando chegamos tinha uma fila imensa na porta esperando para entrar e nenhuma informação de que fila era aquela. Perguntei pra um cara que estava fazendo cadastro de pessoas e ele disse que a fila de caravana era do outro lado do campus, mas que era melhor eu procurar e me informar com um staff do evento, que apenas me confirmou que a entrada era do outro lado mesmo. Depois de dar a volta no prédio, encontrei a entrada, entreguei os comprovantes, as autorizações dos menores, peguei a fitinha e pronto. Coisa de dez minutos as meninas já estavam na frente do palco principal esperando a porta abrir. A fila dos meninos demorou um pouco mais, só que bem menos que do ano 2009 em que só entramos as duas horas da tarde, sendo que o evento começava as dez. A rapidez pra atender as caravanas, fitar o pessoa e passar pela segurança esse ano, eu tenho que elogiar, foi muito bom. Pena foi o site não informam nada de onde é a fila da caravana e onde é a fila de entrada ou onde comprar ingresso na hora. Seria bem mais pratico se já tivéssemos essa informação, porque ai o ônibus já deixava a gente da fila certa e não precisada dar a volta toda no quarteirão.

Falando de ingresso na hora, essa foi a segunda situação que deixou o pessoal decepcionado.  Além do site com informações entrar em funcionamento apenas em Abril, tivemos a trágica noticia do aumento dos preços principalmente para os últimos dias, que são os mais procurados. Sendo que para comprar na hora, sairia 5 reais a mais e correria o risco de não ter ingressos disponíveis. A pior parte ficou com as caravanas. Nós que montamos caravanas, tínhamos que nos virar com 1 mês pra arranjar ônibus, pessoal e receber o dinheiro para fazer o deposito e garantir os ingressos que seriam limitados. Foi tipo um “Se Vira Nos 30” que deu muita dor de cabeça. Teve muita gente que não consegui entrar, e os espertos, estavam vendendo seu convite na hora pela preço de fechar o pacote de todos os dias, em torno de duzentos reais. O mais triste é que teve gente que pagou por isso!

Eu fui umas das pessoas revoltadas com o Yamato, por ele ter feito toda essa palhaçada com o pessoal, mas infelizmente todo esse alvoroço não funcionou de nada para mudar de ideia.  A mudança de local era inevitável. Li algumas noticias falando que o Mart Center ai sofrer reformar para abrigar uma espécie de Polo Comercial e Tecnológico ou ainda que teria sido alugado para outro evento. Então umas das opções foi a Faculdade Cantareira, que não deve ter sido nada barato para alugar. Ou ainda, ele esteja com intenção de afunilar o público do evento que vinha ficando cada vez mais esculhambado, aumentando o preço, porque ninguém paga 40 reais pra ficar zuando o evento. Eu paguei isso esperando qualidade e comodidade e não foi bem isso que eu tive.  Mas nada foi confirmado e o motivo pela mudança de local e o aumento do preço, não foi esclarecido.

O pessoal na fila pra tentar subir as escadas!
Eu acho que nada disso muda o fato do evento ser divertido e de que mesmo com toda essa reclamação o pessoal continua indo. Não gostei da mudança do local, a não ser que eles mudassem para um lugar maior e melhor. Pois a Faculdade Cantareira tem muitas escadarias, o elevador tava sempre cheio, os cadeirantes tinham que esperar pra subir, quase cai varias vezes com empurrões de pessoas que estavam descendo as escadas e não respeitavam quem tentava subir, a organização foi horrível, porque colocaram a Comix e os estandes de comprar no segundo andar, então tinha que ficar subindo e descendo toda hora, enquanto os de jogos ficaram no terrio e eram os menos movimentados e mais tranquilos. Os banheiro estavam bem ate três da tarde, depois disso começou a avacalhar e quando deu sete da noite, ACABOU A ÁGUA. Eu morrendo de vontade de ir no banheiro e não tinha água pra dar descarga, nem lavar a mão e nem nos bebedouros. Surgiu um boato de que tinha estourado um cano e outro de que eles desligaram a água pra mandar o pessoal embora. A cantina e a “praça de alimentação” era uma coisa de louco, muito apertadinho, tinha que comer em pé. Tipo, onde você achasse um lugar no chão pra sentar, senta, porque banco era quase invisível embaixo das pessoas.

O pessoal tentando comer.
Apesar de tudo isso, que eu já tinha passado nos anos anteriores também, foi bem mais tranquilo, bem menos pessoas, menos correria, não teve tanto “Encoxa Friends”, achei os preços caros em algumas coisas, a Comix estava com uns descontos bem bacanas, principalmente nas coleções, esse ano teve poucas lojas, tipo a metade do que nos outros anos, os estandes estavam bem menores, não achei meus chaveiros que coleciono, menos salas temáticas e menos atrações, mas tudo que tinha estava bem legal e tinha muitos brindes também. Não foi de todo perdido e eu me diverti bastante.

As lojinhas muito apertadinhas.
O maior motivo de eu ir todos os anos é os descontos da Comix, os meus chaveiros, e pra ver o pessoal de cosplay se divertindo, sem contar as atrações, logicamente. Na sexta dia 13, estava no palco o  ator Paul Zaloom, O BEAKMAN, era uma das coisas que eu queria muito ver. Mais voltando, eu sei que o Anime Friends e isso mesmo e que as vezes nem compensa, porque tem muita coisa que sai mais barato na Liberdade e comprando pela internet, mas uma vez por ano eu adoro toda essa bagunça que ele é (tirando a porquice das pessoas que jogam lixo no chão), e eu vou com esperança de que ele esteja melhor, esperando pagar por qualidade. Se quem foi não gostou, não vá mais. O pessoal tem todo direito de reclamar, pois é a gente que paga e banca por tudo aquilo, somos consumidores do evento, eu estou reclamando, por que ta ficando uma merda a cada ano, então não tenham medo de cobrar seus direitos. Eu espero que isso tenha sido só esse ano. Espero que o Yamato aprenda com os erros, porque  tem meio ano pra elaborar o evento e tem condição de fazer algo maior e melhor pra agradar os consumidores. Tenho certeza que se ele começar a ver isso, ver os erros de todos os anos anteriores, ele pode ganhar muito mais, melhorando não só o AF, mas também o Resaca Friends e o Anime Dreams.  E assim todo mundo sai ganhando! Eu estou esperando pra ver como vai andar os outros eventos desse ano e como vai ser o Anime Friends do ano que vem, e se não melhorar, infelizmente eu não vou mais e muitas outras pessoas também vão desistir de ir, só mesmo o pessoal que faz cosplay vai começar a frequentar o evento, e talvez seja isso que o Yamato quer, não sabemos o motivo mesmo, mas mesmo com toda essa reclamação e essa bagunça, nós amamos o AF e esperamos todos os anos pra ver se ele melhorou e esta mais divertido. 
Agora fiquem com algumas fotos e no finalzinho eu coloquei um vídeo que eu assisti e explica um pouco melhor a opinião do pessoal sobre o AF 2012!

Não era Cosplay! *____*















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).