terça-feira, 14 de dezembro de 2010

1º Amostra de Cinema de Jaú



Bom dia bando de desoc... digo, queridos telespecleitores, ainda não consegui a prometida internet no meu querido domicilio domiciliar caseiro... mas recebi um e-mail que não pude ignorar (afinal, tenho tantos leitores que UM faz muita falta mesmo ^^") então aproveitando dos meus meios inescrupulosos e semi-ilicitos de vadiagem malemolente, arrumei um tempinho pra preparar as postagens da 1º Amostra de Cinema de Jaú, atendendo ao gentil pedido do Senhor Arradium (seja ele quem for), que me mandou um material muito bem preparado (seria bom se me mandassem matérias assim também), pena eu não ter tempo suficiente para fazer um post no nivel do material enviado, mas vamos tentar:

1ª Mostra de Cinema de Jaú

De 16 a 19 de dezembro, acontece na cidade Jaú a Primeira Mostra de Cinema. Durante quatro dias, a Mostra exibe mais de 30 títulos, entre filmes, curtas metragens e animações, dos mais variados países e de diversas cinematografias que serão exibidos no Cinema Municipal. A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo e das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.

A programação será dividida em quatro dias, em parcerias realizadas entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú e entidades da área. Na quinta feira, a Mostra abre sua programação com filmes cedidos pelo SESC Araraquara. Na sexta, somente filmes nacionais, numa parceria firmada com a Programadora Brasil. No sábado, a Mostra recebe a programação da Kinoarte, premiado núcleo de audiovisual de Londrina responsável pela oficina de cinema que resultou na criação da primeira ONG de produção cinematográfica de Jau, a Criolando. E no domingo, a Mostra abre espaço para as produções locais, exibindo obras produzidas na cidade e de diretores locais como Kleber Mazziero, Daniel Priori, Marco Schiavon, Natália Turini, Dardo Toledo Barros, Wolney Atalla, incluindo um curta-metragem produzido pela ONG Criolando.

No sábado, ocorrerá um importante debate com os membros da Kinoarte sobre os filmes apresentados pelo núcleo, onde serão discutidos pontos como significados, estruturas narrativas, linguagens diferenciadas e aspectos técnicos das produções e no domingo, haverá mais um debate com membros da ONG Criolando sobre a mostra em geral, especificamente sobre as obras de enfoque regional.


Objetivo Geral

Proporcionar o contato do publico de Jau e região com a arte cinematográfica em suas diversas formas, quebrando o monopólio da linguagem do blockbuster norte-americano e instaurando novas visões narrativas no repertorio cultural da audiência, incentivando assim o interesse na produção de conteúdo áudio-visual brasileiro e de outras nações.

Objetivos Específicos

Dar ao publico a rara oportunidade de assistir obras que enfoquem fatos e personagens reais da historia da cidade de Jau, buscando o reconhecimento e valorização dos produtores e suas obras e o resgate e registro desses relatos.

Estimular o interesse em obras nacionais e, especificamente, em trabalhos locais, despertando a consciência de que há um campo de trabalho a ser explorado no áudio-visual e assim formar grupos voltados para a profissionalização nesse meio.

Criolando

O Instituto de Cinema e Vídeo de Jaú Criolando é uma ONG criada por um grupo de alunos da Oficina de Realização em Cinema, oferecida pela Secretaria de Cultura, setor de Áudio Visual, em junho de 2010.

O Objetivo do Instituto é formar uma cultura cinematográfica na cidade através de ações como: criação de um cineclube, exibição de filmes em semanas temáticas no Cinema Municipal, oficinas, cursos e palestras ministradas por profissionais do meio, para capacitação técnica que permita a produção de obras próprias.

O Instituto leva o nome do primeiro trabalho desenvolvido pelos participantes, o curta-metragem “Criolando”, que retrata e homenageia o personagem folclórico de Jaú. O Curta está em pós-produção, a ser lançado no final do ano, enquanto os próximos projetos envolvem curtas ficcionais, documentais e até animação.

Informações sobre o Instituto: contato@criolando.com.br



KINOARTE

A Kinoarte é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em julho de 2003 e com atuação em quatro áreas: produção, exibição e preservação de filmes, além da realização de projetos de formação audiovisual. Em seis anos e meio, a Kinoarte produziu cerca de 20 filmes nos mais variados suportes (35mm, HDV, mini-DV, super-8), conquistando mais de 20 premiações em festivais nacionais e internacionais.

A instituição também coordena a Mostra Londrina de Cinema, evento nacional que em 2010 chega à sua 12ª edição. Em 2008 também foi criada a Mostra Marília de Cinema, ampliando a atuação da Kinoarte para o Estado de São Paulo

Entre outros projetos da Kinoarte, também estão a Kinoarte Mostra Curtas (exibição quinzenal de filmes com entrada franca), Kinoclube (cineclube semanal, com exibição de filmes inéditos), a publicação da revista taturana, as Oficinas Kinoarte (que incluem vários cursos, trazendo profissionais renomados nacionalmente a Londrina, e produzindo filmes com alunos em várias cidades do Paraná: Londrina, Lapa, Cornélio Procópio etc), além da atualização constante do Kinoarte Channel (o canal da Kinoarte no youtube).


Foto do curta metragem Haruo Ohara


logo tem a agenda, começa dia 16/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).