quinta-feira, 1 de março de 2012

AN/MN: Lendo e Aprendendo!


Que coisa mais linda escrever para o M.D, atrasei mais escrevi! Rs... No post anterior eu ate fui elogiada pelo Sr.D! *___* Fiquei tão feliz! Pouco a pouco eu estou conseguindo me adaptar e escrever semana sim, semana não, apesar de ter atrasado uma semana, vou tentar adiantar uma semana pra compensar. Bem, no post de hoje eu vou falar de algumas características do mangá, como -lo e passar uns sites pra baixarem ou comprar! Lógico, eu como uma boa menina, adoro um bom Shojo, e coloquei uma foto de  alguns aqui no lado! Vocês reconhecem algum?



Vamos lá! Uma característica muito comum na maioria dos mangás se dá por serem constituídos de obras que ressaltam as expressões faciais e corporais apenas demonstrando, por movimentos, o desenrolar da história, contendo um baixo volume de texto. Outra característica é que os japoneses costumam ler da direita para a esquerda e de cima para baixo, ou seja, o mangá começa pelo que seria o fim de uma publicação nossa, sendo que os quadrinhos e os balões que contêm os diálogos também seguem a mesma regra: começam sempre de cima para baixo e da direita para a esquerda. No Brasil, as editoras utilizam o sentido “misto” em seus mangás, modificando apenas o sentido do texto que é lido da esquerda para direita, mais eles continuam sendo lidos do fim para o início. No começo é um pouco confuso, mais na primeira pagina, que na verdade é a ultima, há exemplos explicativos de como se deve fazer a leitura, como na imagem do lado. Mangás também são feitos em papel reciclável e em preto e branco, contendo apenas a capa e algumas imagens extras, coloridas, para torná-los com um preço mais acessível. Suas técnicas revolucionaram a indústria dos quadrinhos e deu origem a uma nova corrente de HQs, influenciando os traços, estética e forma da narrativa dos novos quadrinhos de ação e super-heróis como X-Men e Homem-Aranha.

Hoje já é comum enxergar títulos de mangás que nem se ouvia falar antes. Cada vez mais títulos famosos estão saindo no Japão e ganhando prêmios e destaque, estas boas novas chegam antes para o usuário internauta, já que existe uma demora nas negociações Brasil-Japão para que novos títulos sejam publicados. Os adolescentes mais fanáticos estão aprendendo a língua japonesa só para acompanhar as histórias de maneira melhor. Já existem até sites que fazem o trabalho de tradução de mangás de fãs para fãs, principalmente de títulos que ainda não saíram do Japão ou que já chegaram em outros países que não no Brasil.
Como ávida leitora e colecionadora, tanto de mangás quanto de anime, sempre me pedem dicas de títulos, então, preparei tipo um guia para tentar orientar os pessoal.



Primeiro, devemos pensar em um gênero de sua preferência, sendo que os mais importantes foram citados no anterior. Depois de escolhido o gênero, você deve fazer uma pesquisa sobre os títulos mais conhecidos e se quiser, a opinião de pessoas que gostam. Precisamos saber se eles são lançados no Brasil, em que editora e como elas o lançam, se são semanais, mensais, bimestrais ou anuais, se ele está sendo publicado ou já foi publicado. Mangás publicados há muito tempo podem ser mais difíceis de encontrar, principalmente o primeiro volume, e alguns números podem custar caro por serem raridades de colecionadores. Depois dessa pesquisa básica, você tem que descobrir se alguma livraria da sua cidade vende, pode fazer uma assinatura pela editora, ou procurar em livrarias especializadas na venda de HQs comprando on-line.
Estou deixando alguns sites que visito com freqüência para ajudar vocês. Nos que eu passei no post anterior, também tem para baixar! No começo, parece complicados, mais com o tempo você começa a ler e a entender sobre o assunto automaticamente, nem precisa pensar muito.
1.                  Site Mangá Space para baixar Mangá
2.                 Blog Shoujo-Scan para baixar Mangá
3.                 Site da Comix, para comprar HQs
4.                 Site da Editora Panini
5.                 Site da Editora JBC 
6.                  Site da Editora Conrad
7.                 Site da Editora NewPOP
8.                  Site Anime Digital para comprar DVD's de animes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).