terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Filosofando e Andando



Texto tungado do Sedentário que tungou do Ciensinando, espero que gostem:

O senhor Whitson ensinava ciências para a 6ª série. No primeiro dia de aula ele nos falou sobre uma criatura chamada cattywampus, um animal noturno extinto durante a Era do Gelo. Ele passou para os alunos um crânio enquanto falava. Todos nós fizemos anotações e depois respondemos a um teste sobre a aula.

Quando recebi a prova corrigida fiquei surpreso. Havia um grande e vermelho X em todas as minhas respostas. Eu havia falhado. Devia haver algum engano! Eu havia escrito exatamente o que o professor Whitson havia dito na aula. Então percebi que todos na classe haviam falhado. O que havia acontecido?

Muito simples, o professor explicou. Ele havia inventado tudo o que falou sobre o cattywampus. Aquele animal nunca havia existido, ou seja, toda a informação em nossas anotações estava errada. Nós esperávamos crédito por respostas erradas?

Desnecessário dizer, nós ficamos revoltados. Que tipo de teste era esse e que tipo de professor ele era?

Nós deveríamos ter descoberto, o senhor Whitson disse. Afinal, equanto ele passava o crânio do cattywampus pela sala (que na verdade era o crânio de um gato), não estava afirmando que não havia sobrado nenhuma evidência do animal? Ele havia descrito sua incrível visão noturna, a cor de sua pelagem e muitos outros fatos que ele não poderia saber. Ele havia dado ao animal um nome ridículo e mesmo assim ninguém havia desconfiado. Os zeros em nossas provas iriam para a avaliação, ele disse. E eles foram.

O professor Whitson disse que esperava que aprendêssemos uma lição dessa experiência. Professores e livros didáticos não são infalíveis. Na verdade, ninguém é. Ele nos disse para nunca deixar nosso cérebro ficar desatento e a tomar satisfação sempre que pensássemos que ele ou qualquer livro estivessem errados.

Toda aula com o professor Whitson era uma aventura. Ainda posso lembrar de algumas aulas de ciências do começo até o final. Um dia ele nos disse que seu carro era um organismo vivo. Nós demoramos dois dias para bolar um argumento contrário que ele aceitasse. Ele não nos deixava sossegar até que houvéssemos provado não só que sabíamos o que era um organismo, mas também que tínhamos força para defender a verdade.

Nós levamos nosso recém-adquirido ceticismo para todas as nossas aulas. Isso causou problemas para os outros professores, que não estavam acostumados a serem desafiados. Nosso professor de história começava a falar sobre algum assunto e de repente alguém limpava a garganta com um “ram-ram” e dizia “cattywampus”.

Se alguém me pedisse uma proposta para solucionar os problemas de nossas escolas, ela seria o professor Whitson. Eu não fiz nenhuma grande descoberta científica, mas ele deu a mim e meus colegas de classe algo tão importante quanto: a coragem de olhar outra pessoa no olho e dizer que ela está errada. Ele também nos mostrou que você pode se divertir nesse processo.

Nem todo mundo vê valor nisso. Uma vez contei sobre o senhor Whitson a um professor de ensino fundamental, que ficou horrorizado. “Ele não devia ter enganado você assim”, disse.

Eu o olhei nos olhos e disse que ele estava errado.

Esse texto é uma tradução de um artigo de David Owen publicado no Reader´s Digest (Edição Asiática) em abril de 1992, extraído e disponibilizado na página do professor Aaron Tan Tuck Choy, da Universidade Nacional de Singapura.





Quando peguei o video me deparei com esse comentário logo em destaque:
  • ahhahahaha! Olha meu amigo vco pode explicar algo pra mim ja que tão perfeito professor que você é! De que país você pegou este textinho utopico do vidiozinho animado??? Eu sei q do brasil não é! Porque sou prof e esta realidade animada e pontada em 3D que você relata não condis com a verdadeira realidade de sala de aula no Brasil... Obrigado
Será? Bem, foi respondido que o texto do video realmente é de uma professora aqui do Brasil, e mais abaixo, outro comentário:
  • É uma pena que o professor ao entrar à sala de aula não veja aquele entusiasmo para transformar o cansaço em energia. O ar-condicionado não funciona. O dia de RJ está em 32 graus. São 40 alunos na sala de aula. O professor passou exercício... Ninguém fez. Ele entra, estão todos gritando. Não há espaço para sentar. O material para escrever no quadro não está mais funcionando. Começam brigas entre a algazarra de alunos.. E é aí que o professor arrepende-se de ter se formado como ele é...
Ao mesmo tempo em que fico feliz por saber que tem aqueles que estão dispostos a lutar pelo orgulho de mestrar, existem aqueles que estão desistindo da batalha, como estudante posso afirmar que existem professores que são desvalorizados, odiados e temidos, que despertam o mais profundo ódio e revolta durante nosso periodo estudantil, mas nunca poderemos negar que mesmo esses professores foram capazes de nos ensinar algo, de provar a nós mesmos que por mais dificil que possa parecer a jornada, não desistimos, e no final, ele estará lá, olhando pra você enquanto você vai embora jurando nunca mais aturar aquilo, guardando lá no fundo, escondido pela timidez o medo de gritar em voz alta: "Foi a melhor época da minha vida... sentirei saudades de TUDO!".



"A primeira fase do saber, é amar os nossos professores."
(Erasmo de Rotterdam)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."
(Albert Einstein)

"Ao emendar aquilo que precisa de correção, o bom professor não é rude."
(Quintiliano)

"Coisa horrível é pensar ser professor quem nunca foi discípulo."
(Fernando de Rojas)

"Grande professor será aquele que realiza o que ensina."
(Columbano)

"Nem todo bom aluno é bom professor. "
(Santos Dumont)

"O paraninfo é o professor a quem incumbe a última lição e o amigo a quem cabe o primeiro conselho."
(Oswaldo de Castro Aranha)

"O professor é aquele que faz duas idéias crescerem onde antes só crescia uma."
(Elbert Hubbard)

"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira."
(William Arthur Ward)

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas."
(Jean Piaget)

"O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."
(Affonso Romano de SantAnna)

"O verdadeiro professor defende os alunos contra sua própria influência de mestre."
(Louisa May Alcott)

"Os alunos comem o que os professores digerem. "
(Karl Kraus)

"Quem se faz professor de si mesmo torna-se aluno de um tolo."
(São Bernardo)

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
(D. Pedro II)

"Um professor afeta a eternidade; é impossível dizer até onde vai sua influência."
(Henry B. Adams)

"Um professor é aquele que se faz progressivamente desnecessário."
(Thomas Carruthers)

"Um professor não educa indivíduos. Ele educa uma espécie."
(Georg Christoph Lichtenberg)

"Um professor que tenta ensinar, sem inspirar o aluno com o desejo de aprender, está martelando em ferro frio."
(Horace Mann)

Frases retiradas do Netsaber.

Um comentário:

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