segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lula indo?

Nota do colunista Gilberto Dimenstein sobre a camapanha: "Lula, usa o SUS" publicada AQUI.
O câncer de Lula me envergonhou

Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.
Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?
Lula teve muitos problemas --e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.
No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia.
Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.
Isso significa que um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.
Não sei porque isso me lembra um bando de carniceiros esperando o leão sair pra comer a carniça... vamos lá, para cima do muro que é mais seguro, de acordo com algumas pesquisas (leia-se: olahada rápida no google) dizem por ai que o Lula citou em um discurso (ou sei lá onde) que se um dia ficasse doente, se trataria pelo SUS, pois o SUS é bom... bem, não quero reclamar de nada, mas acho que seria muita burrice dele aguardar numa fila pública já que ele dinheiro para se tratar em outro lugar, em segundo, acho que seria uma falta de respeito, afinal, o SUS foi criado para quem não tem condições de procurar um tratamento privado, eu dependo de remédio de alto custo, e se um dia eu chegar pra pegar o remédio e me disserem que o cidadão que está saindo com o BMW novo ali na frente pegou o ultimo... garanto que eu vou cobrar satisfação do cara... afinal, se o lazarento tiver condições financeiras suficientes para comprar o maldito remédio, porque ele vai aumentar a fila das pessoas que não tem condições? Do mesmo jeito, creio que se alguém tiver de ficar mais 15 minutos numa fila porque o Lula está sendo atendido a casa cai pro lado dele.
Não vai ser piorando as coisas que vocês vão conseguir melhorar algo... assim como essa matéria não vai mudar em nada o rumo das coisas, estou apenas expressão a minha humilde opinião, os que não concordam deveriam ver o link abaixo antes de opinarem:


Clica na imagem para ouvir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).