segunda-feira, 3 de outubro de 2011

É relativo?

Matéria enviada pelo Fepa, via e-mail:

Dia 22 desse mês, cientistas de todo o planeta ficaram atônitos com uma descoberta: uma partícula mais rápida que a velocidade da luz. Porém, alguém leigo, sem conhecimento nenhum sobre o assunto, falaria o bom e velho “foda-se”. E o que eu quero através desse post é mudar esse pensamento, pois apesar de essa descoberta não mudar porra nenhuma na sua vida, ela muda na compreensão do que é o universo para nós humanos.

Em 1905 Albert Einstein, uma das maiores mentes que já passou pela Terra, criou uma teoria que é largamente conhecida: a teoria da relatividade. Para que essa teoria exista nada pode andar mais rápido que a velocidade da luz, isso é demonstrado pela famosa formula E=m.c², sendo “E – Energia“, “m – massa” e “c – velocidade da luz“, isso significa que se alguma coisa andar a cima da velocidade da luz precisaria de energia infinita, e como não existe um estoque de energia infinita vagando pelo universo sempre que alguém precisasse andar na velocidade da luz, isso foi considerado impossível. Não vem ao caso explicar de onde Einstein tirou essa maluquice, basta você saber que a teoria não veio de graça, foi criada para explicar vários fenômenos que até antão eram inexplicáveis, pode-se criar com ela desde a bomba atômica até o forno microondas, ou seja, é uma teoria bem embasada e com a queda da teoria da relatividade vai ser criado um vazio que ainda não criou-se nada para colocar no lugar.

A notícia veio do website do Centro Europeu de Investigação Nuclear (Cern). A experiência foi feita com neutrinos o que demonstrou que eles podem chegar 20 partes por milhão acima da velocidade da luz, que a pesar de ser “pouca coisa”, ainda assim está viajando a cima da velocidade da luz, esse resultado deve ser minuciosamente investigado, porque se confirmado a Teoria da Relatividade e todas as teorias que foram criadas em base dela terão que ser revistas, mas fiquem calmos; a confirmação dessa teoria não vai fazer seu forno de microondas parar de funcionar ou sua internet 3G cair. O que pode mudar é que os cientistas terão uma nova gama de possibilidades para trabalhar sua novas teorias.

fonte: http://nerdice.com/blog/2011/09/26/particula-mais-rapida-que-a-velocidade-da-luz-e-descoberta-e-dai

Quanta ousadia, quem essa particula acha que é pra chegar assim, do nada, e dizer que o tio Einstein estava errado... se bem que se ela estiver certa... não haverão colinas suficientes para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).