quinta-feira, 17 de abril de 2014

Marco Civil da Censura



Mas um excelente vídeo do Canal do Otário que eu achei que já tinha sido postado! Valeu por me lembrar DicaNerd!

Um comentário:

  1. Pô, na moral.... vi o vídeo, e tenho várias colocações pra fazer. Gosto da maioria dos vídeos do "otário", mas este está deveras fraco e sensacionalista. Fique bem claro que eu não estou julgando os prós e contras do tal "marco civil da internet", e sim as ponderações do referido apresentador.
    O vídeo trata as abordagens da lei como extrema displicência, elevando a níveis épicos coisas que já existem ou que já fazem parte do cotidiano da internet. Como por exemplo o artigo que determina que durante um ano as operadoras devem guardar, sem terceirizar, os dados de acesso aos seus usuários. Ora, todos nós sabemos que empresas como o Google nos rastreiam 24 horas por dia em nossos smartphones, e nunca um marco civil contra isso foi instaurado. Isso é hipocrisia, quem está na chuva é pra se molhar. Nossa privacidade nunca mais foi e nunca mais será a mesma depois da internet. Ele fala da "canetada" de Dilma e que todos nós somos potenciais criminosos. Mas É assim e sempre será: o presidente da república sempre teve esse poder, seja com internet, contas bancárias, sigilo telefônico, etc. Quando o vídeo trata sobre a neutralidade da internet, outra gafe: a lei institui certos parâmetros, e mais uma vez o apresentador fala que basta um "chega pra lá" do governo pra não ser bem assim. Mas é isso mesmo! Sempre foi, com qualquer outra coisa!
    Na minha opinião, o vídeo faz alarde para coisas que não são necessariamente do jeito abordado em busca de popularidade na Internet. Excelentemente bem produzido, imagino que o autor queira mais aparecer do que necessariamente abrir a cabeça do povo, apesar do fato que 99% da população desconhece preceitos básicos de leis e direitos e ficam deveras impressionados com o vídeo.
    Na nossa "sagrada" constituição brasileira, leia-se o artigo 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    Ou seja, Senhor D, se o marco civil da internet representa uma opressão contra a liberdade de expressão ("aka chamar a Dilma de puta desgraçada), ela é inconstitucional por si só, negando a SUA liberdade de se expressar da maneira que te der na telha.

    Pense duas vezes antes de abandonar o Blog. Nenhum homem de preto vai bater na sua porta e te raptar.

    ResponderExcluir

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).