segunda-feira, 27 de junho de 2011

Crise Na Economia Calçadista Jauense!

Indústrias tradicionais param atividades


"A Calçados Cristina França Ltda., indústria criada em Jaú há 25 anos, teria demitido a maioria dos funcionários e paralisado a produção a partir deste mês (leia texto). Esta seria a segunda empresa tradicional do setor a interromper as atividades em 2011. Em março, a Claudina Indústria de Calçados Ltda. fechou após 40 anos no mercado. " (COMERCIO DO JAUH,25/06/2011)

É isso ai meu povo, a situação do calçado jauense não anda boa das pernas, segundo a propria materia diz os fatores foram a crise economica de 2008 a baixa do dollar e produtos da china que chegam ao Brasil de modo ilegal por outros países, mas a questão é que todos nós sabemos como a China vem papando mercados e mercados consolidados e ganhando cada vez mais espaço, a que preço? Ou a que tipo de mecanismos? Alguem tem que estar pagando a conta por esses preços "fantasticos" que eles produzem...


Minha opinião sobre o assunto é, por muito muitos empresarios podem acabar relutando em melhorias estruturais e de mão-de-obra e vários outros setores da fabrica por achar que a concorrência nunca vai chegar, não que seja o caso, mas o mercado hoje é competitivo e realmente produz uma seleção "natrual" onde o mais forte ou monopolizado vence!

O real problema é que a corda sempre vai estourar do lado mais fraco, quando se fecha uma empresa você não está tirando apenas um empresario do mercado e desfavorecendo a concorrência que se torna mais fraca, você tira de centenas de trabalhadores a oportunidade de exercer seu devido trabalho HONESTO (disse honesto, não que seja digno em condições ou salários) e de acordo com a lei, famílias que dependem dos salários para sobreviver não tem como esperar pela fome e as contas a pagar, perde-se muito quando o mercado não é competitivo e suficentemente "justo" para manter as empresas em pé, muitas pessoas se prejudicam e isso se torna um problema social que muitas vezes pode demorar a ser resolvido já que muitas pessoas procuram trabalho para cada vez menos vagas serem preenchidas.


Mão leve da Matéria e Figura AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).