quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

[NERD] News - Fevereiro 2013

Atualizado em: 28/FEV 23h00

--== Tecnologia levada a sério ==--

Android | ARM | Atualizações | Informações | Lançamentos | Notícias

Novidades | Opinião | Profissão | Redes | Segurança | Soluções


Legends may sleep, but they never die! ;)
..:: Histórico ::..
2012s1: Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho 
2012s2: Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro
2013s1: Janeiro | FEVEREIRO

Novidades?!
No mais, as noticias são o mesmo zum zum zum de sempre.. Vírus, falhas do Android, Segurança..
Nada que eu já não tenha opinado e oferecido uma solução. Se ainda não leu, veja os atalhos para as manifestações anteriores no topo desta publicação, conforme mês e ano dos fatos. Boa leitura!

UP1: A cada dia melhor. Logo, logo, queimando asfalto novamente!

O melhor índice de notícias sobre tecnologia, você encontra aqui! Boa leitura!!!

Data: 25 a 28 de fevereiro de 2013
# Programação: Iniciativa para ensino
Nos anos de 1980 as "crianças" eram apresentadas a computadores nas escolas para iniciar sua saga computacional quando já estavam alfabetizadas, em torno da quarta série (do ensino fundamental, com é chamado hoje). Nessa época existiam equipamentos como o MSX e ensivam a linguagem BASIC para programação, depois de estar craque em LOGO. Com isso, muitas pessoas que apanhavam muito para estudar em todas as disciplinas e principalmente em matemática e um pouco de inglês, viam que tudo aquilo não mordia e era legal... tanto que alguns mais abonados compravam cartuchos com jogos para usar no laboratório do colégio.
Enfim.. o tempo passou e finalmente àquelas aulas que tive voltaram a motivar os docentes para aproveitar o potencial das ferramentas didáticas e incrementar as aulas, motivando os alunos.
Conheça os projetos: RaspberryPI e CODE.

# Comunicação: Qualidade e baixo custo
Quando observamos o que acontece a nosso redor e percebemos que não é uma opinião isolada de um nerd ou de um pequeno grupo de amigos, então é hora de abrir bem os olhos e realmente prestar atenção nas mudanças em curso. É o que finalmente as operadoras e fabricantes de dispositivos para telefonia estão fazendo agora, em 2013.

Finalmente estão observando que o usuário quer um equipamento que funcione e seja o mais acessível possível, ou seja, tenha baixo custo.. já que a manuteção cara dá respaldo a crença de que a obsolescência programada vai inundar o nosso mundo com lixo eletrônico... e que somente agora os governos estão percenbendo que isso já causa problemas sérios na saúde pública. Bom isso leva a algumas vertentes para discussão, dentre elas: reciclagem, contaminação ambiental e acessibilidade. Vou focar na acessibilidade, no aspecto de aparelhos (dispositivos; celulares) e dos serviços.

Agora as operadoras entenderam que: ou melhoram o serviço e este tem baixo custo, ou os usuários vão migrar para soluções gratuitas (mesmo repletas de publicidade). Entenda que é muito melhor encontrar uma rede sem fio e usar seu skype a pagar por ligações e envio de mensagens de texto. No Brasil, a moda dos pré-pagos é tão grande que já chegou aos cartões de crédito e débito. Para quem tem restrições no mercado, há sim, uma maneira de sobreviver paralelamente aos bancos, na legalidade (mas este tema fica para outro post).

Enfim, vale a pena conhecer outras opções além do skype como "WhatsApp" e "Viber".
Lido aqui e aqui.
# Segurança: Governo brasileiro vai desenvolver criptografia própria
Depois da onde de "ataques chineses", "cyber-exército", "políticas de cybersegurança" dentre outras novidades que estão aparecendo no mundo, agora nosso governo vai investir e desenvolver tecnologia própria. Vamos ver como o Estado vai resolver esta questão.
Lido aqui.
# Segurança: Ative/Desative o Java 7 Update 15
Pois é.. o grande oráculo desenvolvedor desta linguagem está suando um bocado em 2013 com tantos problemas e falhas encontrados. Tratam-se de falhas do dia-zero (0day) ou seja, mal saiu a versão nova e novos problemas com segurança já foram encontrados e reportados ao fabricante. Resumidamente, tenha uma máquina virtual somente com o
sistema operacional, java e navegador para internet banking; use somente para essa finalidade e seja feliz =OU= seja paranóico e simplesmente não use. Vale lembrar que é necessário o JAVA para usar o programa para declaração de imposto de renda, ou seja, provavelmente muita gente vai precisar de ajuda.

# Segurança: Surtou com o Google?
Se você surtou com o google ou com alguém que tenta invadir sua conta e quiser jogar tudo pro alto e mandar a gigante para "o infinito e além!", leia o tutorial sobre como remover sua conta.
Tutorial aqui.

Data: 16 a 24 de fevereiro de 2013
# Supercomputação: NVidia TITAN
A mais nova placa de video recebeu o mesmo nome do supercomputador de 20 petaflops. Lançada ao consumidor "doméstico" é silenciosa e muito potente, podendo equipar um computador para jogos com até três unidades em modo SLI. O que isso significa? Além da possibilidade de vários monitores ligados num mesmo computador, provar um pouco da alta eficiência do dispositivo. Cientificamente é poder ter em casa um pouco do "superpoder" das melhores placas gráficas. Mais uma vez a NVidia acelera com lançamento e distribuição de novos produtos enquanto a AMD/ATI recua na projeções para 2013.
Lido aqui.
# Humor: Comédia - O Android tá possuído!
Se já não bastasse os problemas comuns de todo software novo em fase de amadurecimento, agora tem gente que quer exorcizar o sistema operacional da Google porque alguém encontrou um "bônus" escondido (easter egg) e a ibágem breciza zorcizá... Então chama logo o pastor metralhadora pô!
Vi aqui.
# Humor: Charges Memes?
Depois do sucesso de alguns memes na Internet, agora uma charge que parce "faça você mesmo", tipo, preencha os diálogos e publique. Achei interessante.
Lido aqui.
# Navegador: Deixe seu chrome mais rápido
Além dos plugins do Firefox e ajustes já comentados em outros posts, agora é a vez do Google Chrome.
Confira aqui.
# Jogos: PS4 - Resumão
O UOL divulgou um guia com informações sobre a divulgação da sony em relação ao novo console. Basicamente estará disponível no final deste ano, provavelmente para o natal. Não tem preço definido, não será retrocompatível com PS3 e não tem data para venda no Brasil, visto que é necessária certificação antes da venda.
Lido aqui.
# Comunicação: WiFi Gratuito
Em meio a selva de pedra, concreto, asfalto e bombardeamento de inúmeras frequências moduladas, finalmente Haddad negocia a melhoria de serviços aos cidadãos.
Confira aqui.
Data: 15.fevereiro.2013
# Jogos: Steam para Linux
Com o possível lançamento do SteamBOX, a empresa se antecipa em testar a aceitação do software para novas plataformas e inicia sua empreitada com novas vertentes para sistemas operacionais abertos.
Lido aqui. Baixe aqui.
Data: 14.fevereiro.2013
# Segurança: Limitando o rastreamento
Sempre informo aqui os problemas e soluções referentes a segurança em navegadores e complementos "must have", aqueles que são ótimas opções como um bom canivete suíço. Para driblar a forma como os cookies coletam dados em seu navegador predileto, instale o "disconnect.me".
Lido aqui.

Data: 11.fevereiro.2013
# Opinião: Tá tudo errado!
O mercado está repleto de mais do mesmo, e agora, a última idiotice que li foi a apple superar a HP na venda de computadores (e queria saber desde quando iPad é computador, já que nem USB possui). Outra pessoa escreveu que agora sim é que os netbooks vão ressurgir das cinzas, como chromebooks. As novas placas de vídeo estão aí com "superprocessamento" e o comunicado de algum atraso parece coisa de outro mundo, mas na real... com a "crise" reduzindo o consumismo compulsivo, o que está faltando é software que utilize todo esse potencial. Então cambada... vamos capacitar as equipes de desenvolvimento!!! Chega de mi mi mi e vamos criar o diferencial dentre tantas oportunidades que o mercado oferece, inclusive com os novos dispositivos ARM.

PS: brincar de "pula cachorro" com moto não é legal! Dói pacassss.....

Data: 07.fevereiro.2013
# Segurança: Cuidados com certificação digital
Falhas antigas com PDFs podem abrir brechas na segurança de seus sistemas através de falsa fatura de cartão que permte o download e execução de programas não autorizados. Mais falhas em "soluções" da Adobe. Alguém com problemas no flash também???
Leia mais aqui.
# Segurança: M$+Symantec+FBI
Desmontaram uma rede de computadores zumbi. Sabe como é... "não gostamos de concorrência".
Lido aqui.
# Android: Novo malware
Avá! A novidade é que estão explorando uma velha vulnerabilidade de "autorun" muito fácil de ser burlada em WinXP e Vista. Neste caso é explorada somente a gravação de áudio. Seria uma estratégia para vender hardware novo e empurrar W7/W8 goela abaixo???
Lido aqui.
Data: 01.fevereiro.2013
# Compartilhamento: MEGA FRAUDE!
O serviço prometido não é aquele onde se é capaz de usar. Me parece uma imensa fraude pra obter o cadastros dos interessados e acompanhar o perfil de conteúdo que cada um possui. Sem contar que o projeto é a cópia de um programa livre para gestão na nuvem, cuja mudança está na interface e a criação de uma política de uso. Tsc Tsc Tsc...

# Jogos: Sony anunciará PS4
Está previsto para divulgação pública do produto no próximo dia 20. Há que exalte as qualidades de jogos para consoles, como também aqueles que querem mostrar o potencial de seus desktops gamers. Em meio a tudo isto há também quem se preocupe com a jogabilidade e questões de ergonomia. Vamos aguardar o lançamento oficial.. que certamente publicarei as novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).