sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Stuxnet: terrorismo cibernético

Matéria retirada do blog Sociedade Planeta Ateu sobre o ataque virtual ao sistema nuclear iraniano.

O Stuxnet, vírus informático que afetou o sistema nuclear do Irã, pode não estar a trabalhar sozinho. Esta é a convicção da Kaspersky, empresa de segurança informática russa, que afirma que outros quatro vírus terão sido desenvolvidos pela mesma base.

Ao todo serão cinco, e funcionam ao que tudo indica como complementos uns dos outros. Depois de penetrarem num sistema informático, os softwares maliciosos procuram os seus ‘irmãos’, de modo a criar a arma completa e perfeita para o ataque.

Para a divulgação destas novas descobertas, a Karspersky afirma ter encontrado informações que indicam que os cinco vírus foram criados na mesma plataforma.

Após o ataque ao sistema nuclear iraniano, desde logo surgiram daquele país criticas e ataques aos Estados Unidos e a Israel, que estão no topo da lista dos suspeitos da fabricação do Stuxnet. Ambas as nações recusaram-se para já a comentar tais afirmações.

Os ataques aconteceram em novembro passado. O sistema nuclear do Irã foi afetado pelo vírus informático que conseguiu desativar algumas centrifugadoras que aquele país utiliza para enriquecer urânio. O vírus terá no entanto apenas causado danos temporários. Mahmoud Ahmadinejad, presidente iraniano, confirmou o ataque mas afirma que rapidamente a sua equipa resolveu o problema. O líder daquele país classificou os invasores como “inimigos do Irã”.

O vírus Stuxnet é considerado o primeiro software malicioso criado com o objetivo concreto de afetar grandes sistemas industriais. Em todo o mundo, desde setembro do ano passado, quando ficou conhecido, o vírus terá penetrado em mais de 45 mil máquinas. A Symantec, responsável pelo Norton Antívirus, um dos mais conhecidos mundialmente, afirmou inclusive que nunca tinha visto algo deste gênero.

Entenda o funcionamento desta arma cibernética











Caso não esteja aparecendo a legenda selecione a opção "Portuguese (Brazil)" na caixa ao lado direito do botão "Play" (mais uma pra deixar o NerdGuy ainda mais paranóico)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).